Preto velho
O Preto Velho é uma entidade muito conhecida na Umbanda.
Ele representa os ancestrais africanos, consideradas de grande elevação espiritual. É atribuído a eles o conhecimento da magia divina e da manipulação das ervas. Embora nem todos tenham vivido em escravidão, eles refletem sentimentos como humildade, sabedoria ou paciência, em reverência à dor sofrida por esse povo durante o período escravocrata.
O Preto Velho é considerado sábio, terno e paciente. Ele é conhecido por oferecer amor, fé, esperança. A partir de ensinamentos profundos, auxilia na busca do amor incondicional e na evolução espiritual. É capaz também de orientar sobre os melhores caminhos e ajudam a renovar energias.
Em grande parte os pretos velhos são de negros escravos que viveram durante o brasil colonial.
Nesta época, em que os escravos sofriam humilhações e trabalhavam de sol a sol por um pedaço de pão, eles reagiam fugindo e formando quilombos, tirando a própria vida, ou até mesmo assassinando seus senhores e proprietários. com seus batuques e danças, era um rito de protesto e liberdade. Após anos de sofrimento, a missão destes seres de luz ainda não estava cumprida. Não tem ódio pela humilhação que sofreram no passado; por isso hoje retornam, para evoluírem espiritualmente e auxiliarem, com extrema humildade e carinho, aqueles que buscam ajuda.